Como Lidar com o Plágio

 
Oi gente! Tudo bem?
Eu fiquei bem sumida por aqui, mas foi por causa do período de aulas. Todas as postadoras do RT estão bem sumidas, espero que a nova consiga deixar o blog mais atualizado!
Bom, esta é uma série que eu vou fazer: Como lidar com... Nela, eu ensinarei como vocês devem tratar de alguns assuntos aqui na blogosfera. O primeiro é o plágio, vamos ver?

1. Quem te plagiou?


Primeiramente, você precisa saber com quem você terá que lidar. Se for aqueles blogs que trazem apenas coisas plagiadas de outros, ignore. Não vale a pena brigar por tão pouco.

Agora, se for um outro blog, que não citou nenhuma vez no post "Trouxe mais coisas plagiadas", veja o próximo passo:

2. Qual deve ser a primeira atitude a ser tomada em relação à isso?

Antes de sair denunciando, converse de forma civilizada com o "infrator". Algumas pessoas realmente esquecem de creditar, não copiam para plagiar. Vejam como vocês deveriam pedir:
"Oi, fulano! Eu vi que você está usando o layout free que eu fiz, mas acho que se esqueceu de colocar os créditos... Pode pôr?"
No exemplo, eu usei o lay free, mas pode ser qualquer coisa: uma base de cabeçalho, um tutorial que você fez... Só não vale sair explodindo por causa de um cursor ou PNG.
Se a pessoa ignorar seu comentário, peça mais uma vez. Se o seu pedido for negado de novo, denuncie, mas leia o próximo passo:

3. Devo pedir aos meus leitores que denunciem o blog infrator?

Não. Se Fulana pegou os utilitários de Sicrana, o problema está apenas entre as duas e deve ser resolvido apenas entre as duas. Os seguidores, tanto de um lado, quanto do outro, não têm nada a ver com o que está acontecendo. Não acho que existe necessidade de uma postar: "A Fulana pegou meus utilitários, denunciem o blog dela!!".
Também é importante lembrar que, quando for fazer a sua denúncia, que ela fique apenas entre você e seu computador. Se você resolve comentar isso com mais alguém, a notícia pode ir se espalhando, e vai começar aqueles posts dizendo "Eu estou do lado da Sicrana, porquê a Fulana pegou os goodies que ela fez, e não deu os devidos créditos, isso é plágio, e plágio é crime..."

É isso aí, gente! Espero ter ajudado!

31 comentários:

  1. Ah, não consigo conversar civilizadamente com a pessoa, eu já começo a estourar, UHAUHAS' Claro que tento ser gentil, mas se a pessoa se recusar à colocar os créditos ou retirar algo, aí sim, é bate-boca na certa, AUHUASH'

    -Epílogos e Finais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha
      Às vezes, é melhor resolve de forma civilizada para não criar inimizades rs

      ~Kisses

      Excluir
  2. Muito Boa as dicas, isso vai ajudar e muito!!
    Beijos

    sweet-divertido.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas *-* Beijos.

    pandeliciouz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Kkkk, tbm n consiguo falar certamente..kkkkkkk :3
    Pq tenho muita raiva ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah
      Vai treinando q um dia vc consegue!

      ~Kisses

      Excluir
  5. Eu digamos tenho muitos ciumes das minhas coisas rçrç... e se eu pego uma pessoa copiando meu lindo post que demorei muito até a criatividade vim, eu já me esquento, dá um suor frio, e eu xingo, não em comentario mais sim. na frente do pc.. mais ou menos? assim.. me copiando, ah que.. etc.. vou tentar ser mais civilizada, ao conversar...

    pinkmushrooom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrsrs
      Qndo vc vê uma pessoa q pegou aquela sua base q vc ficou DOIS ANOS fazendo, e não dá créditos... Realmente, dá vontade de gritar!!

      ~Kisses

      Excluir
  6. Adoreei as dicas ,
    Tem post novo noo meu blog, bora conferir??
    ótima semana , beijos.

    http://garotinhaglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ai eu fui plagiada N vezes. Mas eu nunca reclamo com ninguem sabe. Na maioria das vezes, ela sempre faz isso com outra pessoa tb e acaba se dando mal. Eu ja fiquei chateada (ontem mesmo) em descobrir que uma blogueira que eu admirava mto e ate comentava no blog dela, roubou meus codigos sem permissao, e provavelmente ela estava apenas testando pra ve se dava certo pq nao tem nada aparente sobre aquilo no template. Fiquei meio assim se devo comentar e parecer ser a chata, mas sei la... acho que vou deixar pra la dessa vez. Numa proxima nao vou tolerar mais.
    Amei a postagem moça :D
    Beijinhus
    http://honey-pixel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bem legais essas dicas, isso vai ajudar muitas pessoas.

    Kissus
    o-nly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Achei ótimas e útil esse post *3*


    Seguindo()

    ResponderExcluir
  10. OLÁ te tagueei no http://maniademeninak.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui nós recebemos tags e selos, mas não postamos.

      ~Kisses

      Excluir
  11. Adorei o post Lisa , e as dicas também!
    Muito útil , e ajudará bastante a aqueles que não sabem
    lidar com o plagiado (tipo eu , hsauhsauh).

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk que bom q gostou!
      Eu vi q algumas blogueiras, às vezes, diziam "GENTE, CHAMEM A EQUIPE DO GOOGLE, A POLÍCIA E O SHERLOCK HOLMES, FULANA ROUBOU MEU FAVICON!!!!", e tive q ensinar a lidar com isso da maneira mais pacífica possível.

      ~Kisses

      Excluir
    2. UHSAHUSAHUSAHUSAHUSAUHSAUHSA!
      Ah , e sobre o e-mail que você me mandou , bom aquela ''onda d'água '' é branca . Só que você terá que por sobre a imagem diminuindo a opacidade (da onda) isso no photoscape :)
      Entendeu?! ~espero que sim , sou ruim para explicar , kkkkk~

      Abraços!

      Excluir
    3. Ah , e seu e-mail não é esse não ''
      maguinhaalee@gmail.com'' é porque estava mandando todos
      por esse O.o

      Excluir
    4. Gmail? Meu e-mail é no Yahoo, mas o da conta do Blogger é no Hotmail.
      O meu de contato é lisa_fanmail@yahoo.com , naquele q eu te mandei a mensagem.

      ~Kisses

      Excluir
  12. Ótimas as dicas!! E eu não tinha visto o layout novo!! Ficou perfeito!!
    Seguindo aqui... Se puder retribuir agradeço! ;)
    Beijos.
    † Believe Me †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou :)
      Ah, claro! Vou terminar de responder os comments e já retribuo!

      ~Kisses

      Excluir
  13. Bom,eu penso da msm maneira que você,devemos ser gentis com pessoas assim.
    Eu ainda não tive experiências assim mas,se eu tivesse,eu trataria a pessoa da mesma maneira que eu iria querer ser tratada numa situação dessas.Porque,afinal,também pode acontecer comigo de esquecer de creditar algo... kkk ' mas,enfim,amei a nova série!
    Kisses.

    http://ester-macedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo!
      Também nunca aconteceu comigo, mas eu já esqueci de creditar duas vezes. As blogueiras não me denunciaram, só me contataram e eu coloquei os créditos.

      ~Kisses

      Excluir
  14. ótimo post!
    alias o le~esculamba me plagiou inteiramente :/
    só fiz mudar o layout u3u'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D
      Se é o "Le Esculhamba" ou o "Bora Plagiar?", nem liga! Os donos desse tipo de blog só querem irritar. Se vc se irrita, está colaborando com ele, se vc ñ fala nada, o cara some. Como eu disse no primeiro tópico, não vale a pena ficar brigando por isso.

      ~Kisses

      Excluir